Director: Ricardo E. Brizuela - Directora Area Internacional: Rebeca Martínez Juárez - Edición para Brasil y Portugal- © Estudio Ricardo Brizuela
Noticias

-----------------------------------------------------------------------------------------

Vinho e saúde
Mais sobre o resveratrol do vinho

Na edição anterior publicamos os resultados de um estudo da Universidade de Harvard sobre os benefícios para a saúde do consumo de uva e vinho, graças à substância conhecida como resveratrol. Nesta nota apresentamos mais opiniões de cientistas que avalizam estes estudos.


Este trabalho, continuação do outro publicado em Nature, en 2006, foi realizado entre as equipes de Rafael de Cabo, do Laboratório de Gerontologia Experimental do Instituto Nacional do Envelhecimento (NIA, pela sua sigla em inglês), de David Sinclair, do Laboratório Glenn para a Biologia Molecular do Envelhecimento, da Harvard Medical School, e um grupo internacional de pesquisadores de outros 14 centros, entre os que se encontra Plácido Navas, doutor em biologia do Centro Andaluz de Biologia do Desenvolvimento, de Sevilha.

Os resultados foram publicados em 3 de julho na edição digital da revista Cell Metabolism. Na pesquisa foram comparados distintos grupos de ratos alimentados com uma dieta estándar (grupo controle), uma dieta alta em calorias e um regime de restrição calórica, com ou sem resveratrol, em dóses baixas e altas. Começou quando os animais tinham 12 meses de idade -o que corresponderia no homem a uns 30 anos- e finalizou ao eles morrerem, quando tinham 36 meses.

Segundo os pesquisadores, o descobrimento mais importante desta pesquisa é a confirmação de que esta substância prevém o deterioro funcional cardiovascular associado à obesidade e à idade. Assim, reduziu o colesterol nos ratos não obesos, e tanto estes quanto os obesos tratados con resveratrol mostraram uma melhor função aórtica que os não tratados.

O estudo mostrou outros efeitos positivos: os animais tratados tiveram uma melhor saúde óssea, melhoraram o equilíbrio e as funções motoras e reduziram o aparecimento de cataratas.

"Não sabemos ao certo por quê esta substância reduz o colesterol nos ratos magros e não nos obesos, mas cada vez há mais evidências de que o resveratrol está involucrado no controle metabólico e, particularmente, no metabolismo das gorduras", sublinha Rafael de Cabo.

No que diz respeito aos efeitos miméticos associados à idade, na dieta de baixas calorias, os investigadores analisaram a ação do resveratrol em quatro tecidos: hepático, muscular, adiposo e cardíaco. "O resveratrol melhora a saúde nos tecidos e em cada um dos órgãos por separado. Concretamente, no caso da artéria aorta um vaso sanguíneo que perde elasticidade por causa da gordura e da passagem do tempo, graças ao resveratrol mantém durante mais tempo sua flexibilidade", explica Navas.

Outros recentes estudos, um que se publica no mesmo número de Cell Metabolism, um outro em Proceedings of the National Academy of Sciences e mais um em PLoS One, confirmam parte dos resultados deste trabalho.

 



Se o desejar, você pode fazer um comentário sobre esta notícia e enviá-lo para nós. Não esqueça de pôr no formulário o nome da matéria que é do seu interesse. Use pseudônimo, se quiser. Seu e-mail não será publicado; ele serve apenas para contato desta redação com você, para tirar dúvidas.

Nome e sobrenome:

E-Mail:


Título da matéria publicada
que é motivo de comentário:


Mensagem:


Sua informação será checada e publicada. Obrigado pela sua participação.


Utilice este Buscador para consultar cualquier tema relacionado con el vino
Google
 

Español English Francais Portugues
----------------------------
----------------------------
----------------------------
----------------------------
Vinicas S.A.
----------------------------
Gori - Logística - Transporte
----------------------------
RX Chile - Corchos
----------------------------
----------------------------
----------------------------
Suscríbase a la Newsletter
(ver última edición)
Nombre: E-mail: Pais:


----------------------------
Gomez-Barris S.A. - Tapones de corcho
----------------------------
Grupo Tonelero Andino ; Barricas
----------------------------
----------------------------
Para avisos de Google en esta página o cualquier otra web, obtenga su cuenta presionando abajo.
----------------------------
----------------------------
Visitar links de interés
----------------------------
----------------------------
Libros - Best Sellers en Buenos Aires
----------------------------
El club de vinos de Diario del Vino
----------------------------
----------------------------
----------------------------
Andes Wine Zone
The Chile Valleys
Argentina Regions
España Wine Zone
D.O.
Francia Wine Zone
D.O.
 
México
Regions
Winning wines of México
---------
Winning wines of Argentina
---------
Winning wines of Chile
---------
 
 
Diario del Vino©
Es un producto de Estudio Ricardo Brizuela
Comunicación y Contenidos - Contacto
     

 

Spanish English Francais